Os projetos pedagógicos nesta fase, possuem um papel relevante no currículo acadêmico

Estímulo da curiosidade, capacidade de observação e o desenvolvimento de habilidades de socialização

Música, artes plásticas e dança compõem a expressão do conhecimento adquirido por meio de pesquisas

É o momento de cada criança brilhar!

Autonomia e responsabilidade

No Ensino Fundamental Menor as nossas crianças vivem o tempo de novas experiências, de desenvolvimento da autonomia e responsabilidade, de lidar pela primeira vez com o conteúdo curricular formal. Para nossos alunos, tempo de viver um mundo de novidades e conhecimentos.

Sócio-interacionista

Como o nosso trabalho tem referência na pedagogia sócio-interacionista, neste segmento, prevalece o caráter lúdico que estimula a curiosidade e as descobertas. O conhecimento é construindo por meio de jogos, pesquisas, representações, saídas culturais e projetos.

Estrutura

No Fundamental Menor a principal preocupação é o desenvolvimento da capacidade de aprender, o domínio da leitura e da escrita, por isso, estimulamos o uso da Biblioteca como ambiente estimulador destes potenciais.

Preservando a integridade das crianças, os banheiros são para uso exclusivo dos alunos do 1º. ano ao 5º ano e os intervalos acontecem no parquinho da área verde do Centro Esportivo, propiciando um gostoso contato com a natureza.

Também são utilizadas as salas multimídia e o laboratório de informática, bem como o Centro Esportivo para as aulas de Recreação.

Pensamento computacional (mind maker)

Preparar os nossos pequenos para os grades desafios faz parte da que entendemos como formação humana completa. Aqui no Impacto, desde os 4 anos nossos alunos são apresentados ao Pensamento Computacional, em uma abordagem lúdica, onde as crianças aprendem os conceitos básicos de lógica e sistematização do pensamento.

Além do pensamento computacional, nossos alunos do G4 e G5 contam com aula de inglês na grade curricular.

No Impacto, buscamos oferecer uma estrutura completa e diversificada, onde a experimentação dos diferentes ambientes propicie uma melhor leitura de mundo.
A valorização da natureza é marcante com a extensa área verde, gramada e arborizada, com horta orgânica e galinheiro. A valorização do brincar e aprender acontece nos parquinhos, nas aulas de recreação que acontecem ao ar livre, em meio a natureza, com o estímulo físico através de jogos e vivências.

Projetos Ações Pedagógicas

Ciranda de Leitura

Através dos livros nossas crianças leem, experimentam, aprendem, se formam e se transformam, podendo assim modificar o mundo também. Toda quinta-feira nossos alunos escolhem um livro para ler com a família, retornando com uma opinião e uma atividade em grupo.

Livro que virou teatro

Ao longo do ano cada turma escolhe um livro da nossa literatura infantil e é estimulada a dramatizar a versão ou produzir um reconto. Oportunizando o contato da criança com a linguagem teatral, desenvolvendo o trabalho em grupo, lidando com a divisão de tarefas, responsabilidade com o papel assumido e também a lidar com o inesperado e o improviso.

Estante Mágica

Em parceria com a plataforma virtual da Estante Mágica buscamos despertar o encantamento e o prazer pela produção escrita, oportunizando a construção de um livro. Cada aluno escreve o seu livro individualmente e tem acesso ao material digital gratuitamente. Para finalizar temos a sessão de autógrafos onde ocorre a entrega dos livros impressos comprados pela família.

Noite do Soninho

Noite do Soninho: pensando na importância de fortalecer laços de amizade entre os alunos, de promover a vivência do espaço escolar de forma diferenciada, de estimular a independência e autonomia, promovemos a “Noite do Soninho”. Uma noite de muita alegria, integração e diversão

Empreendedorismo e Projeto de Vida

OPEE é uma metodologia alinhada com o desafio de educar por projetos de vida com atitude empreendedora, focados no desafio da convivência, autoconhecimento e inteligência emocional, educação financeira, métodos de estudo e valores, com o objetivo de favorecer a formação de cidadãos ativos e reflexivos.

Pensamento Computacional- Mind Makers

As tecnologias digitais continuam evoluindo, alternando nosso modo de viver, moldando o mercado de trabalho e criando novas exigências profissionais. E para isso, contamos com uma disciplina inovadora para formar criadores e criativos digitais. A partir de projetos gamificados os alunos aprendem a aplicar as tecnologias digitais para solucionar desafios interdisciplinares, desenvolvendo as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Atividades de integração, cívicas e de valores

Uma vez por semana, reunimos nossos alunos para cantar o hino nacional, um símbolo da pátria que representa o nosso povo e a valorização do nosso país, de modo a despertar orgulho e promover reflexão sobre valores importantes para uma sociedade ética e solidária.

Aula de campo

A cada semestre promovemos para cada turma uma aula de campo, onde nossos alunos poderão vivenciar fora da sala de aula os conteúdos estudados, promovendo o incentivo a pesquisa de campo e a interação com o meio ambiente, levando para vida não apenas saberes, mas momentos de integração e enriquecimento pessoal e cultural.

Projeto Sei ler, sei voar!

Este projeto tem como objetivo despertar na criança o hábito e o encantamento pela leitura, o interesse pelo conhecimento de diferentes gêneros textuais e o prazer pela produção escrita. Ele acontece durante todo ano letivo através de diversas ações: Ciranda de livros, visita de autores, contação de histórias, projeto O Livro Que Virou Teatro, feira de livros e produção de seu livro.

Projeto Natureza Viva

Visa proporcionar aos alunos uma diversidade de experiências para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas ao meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Projeto Impacto Cultural

Projeto desenvolvido no segundo semestre que visa orientar e despertar o interesse de nossos alunos sobre a riqueza cultural, valorizando diferentes expressões e manifestações de nossa cultura. Estimulando a criatividade e a interdisciplinaridade desenvolvendo atividades de pesquisa, criação, culminando com uma exposição dos trabalhos produzidos.

Plantão Pedagógico

Ocorre ao final de cada trimestre. É um dia de encontro, de parceria, fortalecendo a relação entre família e escola. Neste dia além da entrega de atividades, avaliações, relatório e boletins, os responsáveis, através de atendimento individualizado, têm a oportunidade de interagir com os professores e compartilhar informações importantes sobre o aluno.

Equipe Ensino Fundamental I